
História
A fundação do povoado deu-se em 13 de junho de 1924, dia do padroeiro Santo Antônio, por Antônio Cristino Côrtes e Francisco Dourado. A primeira atividade econômica foi a mineração, que era feita concomitantemente com agricultura e pecuária de subsistência. O crescimento da cidade possibilitou sua emancipação em 15 de setembro de 1948 (via transferência da sede de municipio, antes localizada em Araguaiana) com 212 mil km² e ampliado posteriormente para 273,476 mil km², tornando-se, na época, o maior município do mundo.
Na década de 40, com a instalação da base da fundação na cidade vizinha de Aragarças, a cidade sofreu um segundo periodo de crescimento acentuado.
Com a Sudam, a partir de 1967, o municipio teve um terceiro periodo de crescimento. Todavia uma parte expressiva dos migrantes se assentou na parte norte do municipio, apoiado pela politica de colonização então empreendida, criando novas povoações como Agua Boa, Canarana, entre outros.
Geografia
Encravado aos pés da Serra Azul, um braço da Serra do Roncador, o município é banhado pelos Rios Araguaia e Garças. Das Serras que o circundam brotam vários córregos, que em sua descida para o rio, vêm criando dezenas de cachoeiras de beleza incontestável. Barra localiza-se no centro geodésico do Brasil e também é conhecida como Portal da Amazônia onde se inicia o paralelo 16. A Serra do Roncador atrai a industria do turismo místico.

Além dos banhos, o parque oferece uma estrutura com bares, restaurantes, duchas, vestiários e instrutores de hidroginástica e ginástica de alongamento.
Também com a intenção de movimentar o turismo, na década de 1990 se construiu um "Aeroporto para discos voadores" na cidade.
Um obelisco, na entrada leste da cidade, oferece aos cidadãos barra-garcenses e ao turista que visita Barra do Garças, uma orientação geográfica indicando sua entrada na Amazônia Legal.
O município conta também com várias cachoeiras. As principais ficam situadas na Serra Azul que também possui o Cristo Redentor visível na maior parte da cidade.
O município de Barra do Garças possui um estádio de futebol com capacidade para 10.000 torcedores. Chamado de "Zeca Costa" o estádio abriga o Barra do Garças futebol clube "o galinho da serra". O Barra do Garças futebol clube possui uma torcida fanática lotando sempre seu estádio para apoiar o time. A média de torcedores por jogo é de 7.850 à 8.000 torcedores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.