4.21.2011

Canarana

História

  O município de Canarana surgiu nos anos 70 quando se instalaram os primeiros agricultores recrutados no município gaúcho de Tenente Portela, pela Coopercol - Cooperativa Colonizadora 31 de Março Ltda, fundada e dirigida pelo pastor Norberto Schwantes e pelo economista José Roberto. Depois de seu falecimento, em sua homenagem, foram dados nomes às escolas estaduais do município, um de Colégio Norberto Schwantes e outro de Escola Estadual 31 de Março.
  Nascia a primeira cooperativa colonizadora do país, que em tese não visava lucro. A primeira ideia de Schwantes era assentar famílias gaúchas luteranas em territóriio sul-matogrossense.
  O nome da cidade de Canarana (um capim da região) foi escolhido por ocasião da elaboração do anteprojeto, criando-se o núcleo de colonização, em 1972. Schwantes foi um idealizador e muito se deve a seu trabalho pioneiro. Dizem que o nome também foi escolhido por lembrar o nome "Canaã", a terra prometida, tendo assim usado um tipo de propagando para atrair os agricultores para a região.
  A iniciativa do pastor Norberto Schwantes tinha o apoio dos governos Estadual e Federal, que desejavam atrair empresários rurais para a região ao mesmo tempo que diminuíam as tensões nos conflitos de terras criados no Rio Grande do Sul. Assim, em 15 de fevereiro de 1975 é criada a localidade de Canarana.
  Através da lei Estadual n.º 3.762 de 29 de junho de 1976, é criado o distrito de Canarana, com território jurisdicionado ao município de Barra do Garças. A lei Estadual n.º 4.165 de 26 de dezembro de 1979 cria o município de Canarana.
  Canarana tem um fuso horário diferente do usado no Estado de Mato Grosso. Em Canarana é usado o mesmo Fuso Horário de Brasília, porém sem o horário de verão. Para se obter o horário correto, deve-se usar sempre Fuso horário UTC -3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.