5.18.2011

Comodoro

História
Comodoro antigamente habitado pelos índios Nambikwára, cujo seus remanescentes permanecem até hoje na região em reservas indígenas que ocupam vasta área do município, e é dividida entre vários povos. As terras do atual Município, foi desbravado pela expedição do Marechal Cândido Rondon, que instalou a linha telegráfica dos nambiquaras em 12 de outubro de 1911.
Pela localização estratégica passou a ser destino de muitos colonizadores vindo principalmente do sul e se instalando em algumas localidades, dentre elas o atual distrito de Nova Alvorada, que veio a perder importância por ficar longe da BR-174 ,para o Distrito de Novo Oeste. Em 1983, José Carlos Piovezan, dono de extensa área de terras na região, organizou uma empresa imobiliária com fins de loteamento. Com o crescimento acentuado permitiu-se a afirmação política de Comodoro, tendo absorvido a sede distrital de Novo Oeste, através da Lei n.º 4.636, de 22 de março de 1985. A Lei 5.000, de 13 de maio de 1986, de autoria do deputado Francisco Monteiro e sancionada pelo governador Júlio Campos criou o município:
 "Artigo 1º - Fica criado o município de Comodoro, desmembrado do município de Vila Bela da Santíssima Trindade. Artigo 2º - O município criado é constituído dos distritos Sede, Padronal, Campos de Júlio e Nova Alvorada." O nome Comodoro foi escolhido entre vários pela simpatia de um dos colonizadores da família Piovesan pelo carro com o mesmo nome, e que tem como significado um posto da Marinha de alta relevância.

Geografia
Fundada em 1986 a uma altitude de 600 m, é centro de um município de grandes dimensões, mas muito pouco povoado. Tem 18 623 habitantes numa área total de 21 743 km², o que corresponde a uma densidade demográfica de 0,82 hab/km².
O município confina a norte com Juína, a leste com Sapezal e com Campos de Júlio, a sul com Nova Lacerda e com Vila Bela da Santíssima Trindade, a sudoeste com a Bolívia e a oeste com o estado de Rondônia.

Economia

Com o declínio do ciclo da madeira, o agronegócio ganha importância crescente na economia do município, ocupando uma área total de aproximadamente 300 mil hectares com lavouras e pastagens.
A produção de soja, principal produto agrícola cultivado no município ocupa uma área em torno de 40 mil hectares (2007), com uma produtividade média de três mil quilos por hectare, a cultura tem excelentes perspectivas de desenvolvimento para os próximos anos contando com a integração lavoura-pecuária e abertura de novas área de plantio. As Plantações e arroz, milho, feijão e café ocupam outros 10 mil hectares.
Comodoro tem um rebanho bovino de corte estimado em 300 mil cabeças, e aproximadamente 20 mil vacas em lactação produzindo cerca de seis milhões de litros de leite/ano, ocupando uma área em torno de 250 mil hectares com pastagens.
Da área de 21.743 km¹, 13.480 km² formam as reservas Indígenas Nhambiquara, Vale do Guaporé e Enáwené-Nawê, totalizando 61% do território municipal. São 9.348,65 km² disponíveis para exploração econômica: 614,50 km² de agricultura, 2.500 km² de pastagens, e 815 km² ocupados por 1.300 assentados em sete projetos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).
O setor de indústria, comércio e serviços é responsável pela maioria dos empregos gerados no município. São 141 estabelecimentos comerciais; 111 empresas de serviços; 03 agências bancárias e 36 pequenas e médias indústrias.
O desenvolvimento do turismo é considerado estratégico pela administração municipal que vem apoiando a realização de eventos como feira agropecuária e festa do peão, festivais de pesca, festival da canção e carnaval de rua, e investindo na implantação de uma infraestrutura que possibilite a exploração do potencial natural do município para o eco-turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.