1.26.2011

Araguaiana

História

Araguaiana primeiro municipio criado no leste mato-grossense, desmembrado diretamente de Cuiabá com território diminuído, do grande município de Araguaya em 08 de Junho de 1913. O município era o quarto do Estado em extensão territorial - 216.429 km² - menor apenas que Cuiabá, Vila Bela da Santíssima Trindade e Diamantino.  A Lei nº 698, de 12 de Junho de 1915, alterou a denominação de Araguaya para Registro do Araguaya, instituindo a Comarca.
Registro do Araguaya cedeu considerável parte do seu território para a criação do município de Santa Rita do Araguaya, mas pouco a pouco foi perdendo a importância antiga, enquanto que o sul desenvolvia-se mais rapidamente.
A Lei nº 161, de 21 de Abril de 1932, alterou a denominação de Registro do Araguaya para Araguayana. Com o surgimento de outros municípios, entre eles Barra do Garças, Araguayana decaiu, perdendo prestígio.
Com a Lei nº 121, de 15 de Junho de 1948, extinguiu o município de Araguayana, encampando-o ao de Barra do Garças, do qual passou a simples condição de distrito.
Através da  Lei nº 5.006, de 13 de Maio de 1986, restaurou o antigo município de Araguayana, porém com território diminuído. Esta lei não traz no texto o termo restauração, porém, na verdade, tratou-se da restauração política de um município e a correção de um erro histórico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.