Aripuanã é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 10º10'00" sul e a uma longitude 59º27'34" oeste, dentro da Amazônia, estando a uma altitude de 105 metros. Sua população estimada em 2004 era de 18 581 habitantes.
Possui uma área de 25 048,965 km². Foi emancipado em 1943, tendo sua área territorial inteiramente desmembrada do município de Alto Madeira-ex-Santo Antonio do Rio Madeira, extinto em 1945 e incorporado ao município de Porto Velho-RO.
Possui belíssimas cachoeiras, vegetação densa na margem norte do rio Aripuanã e fartura de peixes. As cachoeiras de Andorinhas e Dardanellos são pontos turísticos imperdíveis para quem visita a região. Possui balneários para banho e escorregadores naturais onde não só as crianças se divertem, mas os adultos também.
Foi ponto de desbravamento na década de 40 pelo Projeto Rondon, e possui área teritorial preservada em vários pontos, mas a exploração madeireira devastou boa área do território do município.
Está distante de Cuiabá 976 km, e possui vôos diários a partir de agosto de 2007, pois a implantação da hidrelétrica Dardanellos pela Eletronorte movimentou novamente a economia da cidade, bem como a chegada de mineradoras na região, Aripuanã é muito famozo pela suas cachoeriras e uma das principais é a cachoeira das andorinhas é um ponto turistico da cidade e da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.