Barra do Bugres é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a 15º04'21" de latitude sul e a 57º10'52" de longitude oeste e está a 171 m de altitude. Possui uma área de 7.186,78 km² e sua população estimada em 2007 é de 32.479 habitantes.
Situa-se a 150 quilometros da capital Cuiabá, no encontro entre o rio Bugres e o rio Paraguai e seu nome deriva da barra formada pelo rio Bugres ao desaguar no rio Paraguai. O mais importante evento da cidade é o Festival Regional de Pesca de Barra do Bugres (Festbugres), e que em 2011 se transforma em FIP - Festival Internacional de Pesca, atraindo turistas de outros estados e de outros países como Estados Unidos, Colômbia, Peru, entre outros. No município está situado o Campus Universitário Deputado Renê Barbour, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), que conta com cinco cursos de graduação (Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção Agroindustrial e Matemática). Possui também uma turma especial de Direito e ainda conta com o Projeto 3º Grau Indígena – Primeiro da América Latina: Formação Superior de Professores Indígenas. Em convênio entre Prefeitura Municipal e Universidade Federal de Mato Grosso, é oferecido o Curso de Licenciatura Plena em Educação Infantil (Nead); A Universidade de Cuiabá (Unic) estabeleceu um convênio com a Prefeitura, onde oferece os cursos de Administração e Ciências Contábeis.
Economia
A economia do município gira principalmente em torno do agronegócio e mais especificamente da indústria sucroalcooleira e bovinocultura de corte. Barra do Bugres conta com uma usina de álcool, biodiesel e açúcar, a Barralcool, que também produz eletricidade, através do bagaço de cana, não só para seu consumo senão que também vende para a empresa de energia de Mato Grosso-REDE/CEMAT. Además, não só a indústria senão que há o abatedouro Vale do Bugres, com capacidade de abate para 400 reses/dia, o frigorífico Barra (em términos de instalação), indústria de ração animal, indústria de madeira, indústria moveleira, serrarias, máquinas de beneficiamento de arroz, marcenarias onde se fabricam móveis e carrocerias, gráfica, metalúrgica, serralherias, indústria de cerâmica (tijolos, lajotas e telhas), também o comércio local organizado e adecuado nas normas da associação comercial e industrial de Barra do Bugres, madeireiras, postos de combustíveis e uma infinidade mais de empresas de pequeno-medio porte que fornece emprego e renda direta e indiretamente e nas quais aínda fornece empregos sazonais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.