Campo Novo do Parecis é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 13º40'31" sul e a uma longitude 57º53'31" oeste, estando a uma altitude de 572 metros. Sua população estimada é de 27 574 habitantes. Possui uma área de 9.448,384 km².
História
O Município de Campo Novo do Parecis tem em seus aspectos históricos relações diretas com a história do Mal. Cândido Rondon. Em 1907, Cândido Rondon passou pela região em busca do Rio Juruena, atingiu o Rio Verde e seguiu para o norte em busca do Salto Utiariti, fronteando o sítio onde nasceria o futuro município.
O território de Campo Novo do Parecis foi trabalhado em duas direções pelos serviços de linha telegráfica: uma para oeste rumando para Utiariti e Juruena e outra para leste, em busca de Capanema e Ponte de Pedra. Em fins de janeiro de 1914, o ex-presidente dos Estados Unidos da América, Theodore Roosevelt, passou defronte ao sítio de Campo Novo do Parecis, em viagem pela Amazônia, em Companhia de Rondon.
A ocupação efetiva da região deu-se na década de setenta, com abertura de fazendas e a instalação de famílias de migrantes vindos de estados sulistas. No lugar da futura cidade, à beira da estrada entre Diamantino e Utiariti assentaram-se diversas famílias. O local formava um cotovelo no ponto de encontro das retas conhecidas pelas denominações de Caitetu e Taquarinha.
Primeiramente a localidade foi chamada de Campos Novos, denominação que se confundia com a estação telegráfica de Rondon, na região de Vilhena. Aos poucos, o nome foi mudado para Campo Novo e em 1981, foi feita doação de 293 hectares de terras para formação de um patrimônio, com essa denominação.
A Lei nº 5.315, de 04 de julho de 1988, criou o município, já com o nome atual de Campo Novo do Parecis.
Turismo
Campo Novo do Parecis foi especialmente abençoado no cenário ecológico. Com uma geografia privilegiada, sua exuberante fauna e flora, encantam aqueles que visitam o município. O potencial turístico da região favorece especialmente o esporte de aventura. Sete grandes rios de águas cristalinas, e corredeiras entre os níveis II e IV, cortam o município: Membeca, Verde, Sacre, Sangue, Papagaio, Sucuruína e Cravarí. Três deles, (o Membeca, o Sucuruína e o Sacre), nascem em Campo Novo. Nestes rios é possível praticar apnéia, mergulho autônomo, canoagem e rafting.
Neste cenário exuberante é possível praticar, ainda, cavalgadas, trilhas ecológicas e passeios de bikes pelo Cerrado do Chapadão do Parecis. Para incentivar estes esportes, fomentar a prática turística e divulgar o que Campo Novo tem de melhor, o Governo Municipal realiza competições como o Circuito de Apnéia, o Triatlo de Revezamento e a Corrida de Aventura. Nas competições é possível observar a seriedade do trabalho desenvolvido pela equipe do departamento municipal de Turismo, que busca explorar essas belezas naturais de forma sustentável, em perfeita simbiose com a natureza.
As cachoeiras de Campo Novo estão entre as mais belas do estado, tanto que a equipe do município adotou o slogan “Campo Novo do Parecis, terra das águas de Mato Grosso”. Mas a riqueza natural do município não se resume em sua hidrografia. As terras de Campo Novo estão, estratégicamente, numa área de transição entre dois importantes biomas: o Cerrado e a Floresta Amazônica. A região também integra dois, dos três ecossistemas de Mato Grosso: a Amazônia e o Pantanal.
32% do território de Campo Novo está localizado em área indígena. Graças à preservação dessa área o município é o principal pólo de estudos e pesquisas da fauna e flora típica do Cerrado Mato-grossense e de suas comunidades indígenas. Além das pesquisas, Campo Novo aposta num projeto de intercâmbio cultural único no estado, entre a comunidade indígena e não indígena.
Outro grande atrativo aos que visitam a cidade são os cenários históricos que ela possui. Margeando seus rios é possível encontrar sítios arqueológicos e cavernas com inscrições rupestres, ainda não datadas e estudadas plenamente. Formações rochosas como a Ponte de Pedra e a Cidade de Pedra revelam uma arte da natureza, trabalhada através do tempo e escondida no coração do Centro-Oeste brasileiro.
Mas as belezas naturais de Campo Novo oferecem muito mais que uma bela paisagem. A história do município está ligada diretamente com a do país. Mais especificamente com o processo de integração entre os estados brasileiros, capitaneado pelo marechal Mariano Cândido Rondon, patrono das comunicações, que em 1907 passou por estas terras para a instalação de linhas telegráficas. Com base nesse passado histórico, cuidadosamente preservado pelos camponovenses, o município pretende promover um Rally refazendo os passos do pioneiro Marechal Rondon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.