3.13.2012

Primavera do Leste

Primavera do Leste é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 15º33'32" sul e a uma longitude 54º17'46" oeste, estando a uma altitude de 636 metros.

História

  Primavera do Leste era chamada de "Bela Vista das Placas", localizada na Rodovia 070, km 150. A fundação e implantação do projeto Cidade de Primavera ocorreu a 26 de setembro de 1979, projetada pela Construtora Imobiliária Consentino.
  No ano de 1981, Primavera do Leste é elevada a categoria de Distrito, do Município de Poxoréo e em 24 de agosto de 1984, criou-se a Comissão Pró-Emancipação do distrito, composta por vinte e seis membros e como presidente Darnes Egydio Cerutti. Como primeira sugestão, escolheu-se o nome de Primavera D`Oeste, nome foi rejeitado pela Comissão de emancipação da Assembléia Legislativa Estadual, pois o mesmo estava incorreto geograficamente, em vista disto, no dia 27 de junho de 1985 definiu-se que o novo Município deveria chamar-se Primavera do Leste.
  Em 13 de maio de 1986, o Governador do Estado de Mato Grosso, assinou a Lei estadual n°. 5.014, que outorgava ao distrito, a categoria de Município de Primavera do Leste. Com uma área de 5.664 km. Tornou-se Comarca, através da Lei Estadual n°. 5.436 de 03 de maio de 1989.

Economia

  Primavera do Leste já atraiu muita gente pela sua prosperidade. De acordo com o censo do IBGE em 2010 Primavera do Leste possui hoje um total de 52.000 habitantes.  Em 2008 iniciou-se acelerado processo de industrialização no município, com o início da instalação de uma indústria esmagadora e refinadora de soja da multinacional Cargill, que vai industrializar grande parte da produção regional de soja, e colocar no mercado o óleo de soja Liza. A empresa mineira Granja Mantiqueira, uma das maiores do país na produção de ovos,
também já se instalou no município, produz mais de 3.000.000 ovos/dia e quando totalmente concluída processará mais de cinco milhões de ovos/dia.
  O município conta com três distritos industriais onde mais de 50 empresas já estão instaladas, gerando 1000 empregos diretos e indiretos. Os distritos industriais estão recebendo total atenção e sendo modernizados com obras de infra-estrutura.
  É uma cidade em franco desenvolvimento, com destaque para as atividades ligadas a agricultura e ao comércio. A vocação turística, com grandes incentivos do poder público, vem ganhando destaque e amplia significativamente suas bases comerciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.