3.13.2012

Tapurah

História

  É uma cidade pequena, mas em pleno processo de desenvolvimento. Possuem belas paisagens como o Rio Arinos e Borges, e um povo muito hospitaleiro.
  As origens do povoamento vêm da colonização de Benedito M. Tenuta, Sérgio Leão Monteiro e Filinto Corrêa da Costa, que fundaram a Colonizadora Tapurah. Tenuta pretendeu adquirir terras do povo iránxe do Escondido, à margem do córrego do Escondido, afluente do Rio Papagaio. No entanto, Tenuta perdeu a questão. Mas a família ficou conhecendo o cacique José Tapurá. O chefe indígena deixou a região do Cravari e passou a viver com o povo do Escondido.
  Tapurá morava na região oeste do Rio Sangue e a colonização de Tenuta se encontrava na região da margem direita a amizade desse chefe indígena representava o reconhecimento ao valor dos povos indígenas. A família Tenuta prezava o cacique, assim, deu o nome dele à nascente colonização. Para designar modernidade, os tempos de progresso, se usou o estratagema da linguagem telegráfica, onde o h como última sílaba significa acento agudo.
  Os primeiros trabalhos de colonização ficaram por conta de Libertino Lourenço da Silva e José Roberto, em 1969. As primeiras famílias estabelecidas na localidade foram as de Silvino Barella e Silvino Sette. A Lei Estadual nº. 4.407, de 30 de Novembro de 1981, criou o distrito de Tapurah, no município de Diamantino. O município foi criado através da Lei Estadual nº. 5.316, de 4 de Julho de 1988, com território desmembrado do município de Diamantino. Em 2005 houve a criação de dois Municípios desmembrados do território de Tapurah, Itanhangá, Lei n° 7.266, de 29 de março de 2000 e Ipiranga do Norte, Lei n° 7.265, de 29 de março de 2000.

Geografia
 “Localiza-se a uma “latitude 12º47’06” sul e a uma longitude 56º32’30” oeste, estando a uma altitude de 393 metros. Possui uma área de 11645,1 km².
  Pertence a grande Bacia Amazônica, para essa bacia contribui a Bacia do Juruena, que recebe os rios Arinos e Teles Pires. Por sua vez, o Arinos recebe, pela esquerda, os rios São Wenceslau. São Miguel e Souza Azevedo. Já o Teles Pires, também recebe, pela esquerda, o Rio Verde.
  Clima predominante é Equatorial quente e úmido com 4 meses de seca, de maio a agosto. Precipitação anual de 2.000 mm. Com intensidade máxima em janeiro e março, a temperatura média anual de 24ºC, máxima 40ºC, e menor mínima 4ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.