História
Brotas foi à primeira denominação que o município de Acorizal recebeu. Em homenagem a Nossa Senhora das Brotas, imagem trazida por uma família de origem portuguesa, segundo a tradição local. Outra versão diz que durante uma pescaria no Rio Cuiabá, os pescadores encontraram a imagem da santa enroscada numa rede.
Em 25 de agosto de 1833, através de Lei Provincial foi criado o Distrito Paroquial de Nossa Senhora das Brotas, subordinado à Freguesia de Nossa Senhora do Livramento. O desenvolvimento comercial deu destaque a Brotas. Na região se desenvolvia bem a cana e vários engenhos produziam a rapadura, o açúcar e aguardente, produtos comercializados em Cuiabá.
A denominação Brotas chegou a avançar pelo século XX dando ensejo a que a Comissão Rondon, que dali partiria estendendo um ramal telegráfico, inserisse esse nome em seus mapas cartográficos de Mato Grosso.
Em 26 de outubro de 1938, através do Decreto-Lei-Estadual nº 208, que definiu nova Divisão Territorial do Estado de Mato Grosso, o nome Brotas foi substituído por Acorizal, em menção a quantidade de palmeira acori existente na região. O município recebeu o nome Acorizal dia 2 de dezembro de 1953, através da leis estadual n° 691.
Economia
A Pecuária é o que se tem maior representatividade na economia acorizalense sendo isso o propulsor de um eminente desenvolvimento econômico na região, alavancada pela instalação de uma fábrica de gelatina na cidade de Acorizal, A empresa processará 45 mil toneladas de couro por ano e gerará cerca de 100 empregos diretos. A previsão para início da indústria é para 2011 e serão treinados 300 trabalhadores do município para trabalhar na fábrica. O governador BlairoMaggi, deputados estaduais e secretários de Estado estarão em Acorizal para o lançamento da planta. O prefeito Meraldo Sá decretou feriado nesse dia e convida toda população para participar do evento.A empresa Belga PB Leiner com seus impostos dará um novo impulso para Acorizal. Muitas outras empresas em breve virão para o estado.
Geografia
Acorizal é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 15º12'17" sul e a uma longitude 56º21'57" oeste, estando a uma altitude de 164 metros. Sua população estimada em 2004 era de 6 078 habitantes.
Clima
Tropical quente e sub-úmido, com cinco meses de seca, de maio a setembro. Precipitação anual de 1.750 mm, com intensidade máxima em dezembro, janeiro e fevereiro. Temperatura média anual: 25°C. Maior máxima: 43°C. Menor mínima: 0°C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.